SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Formación de los profesores para el atendimento educacional especializado en el contexto indioLa obligatoriedad de La matricula em La pré-escuela del campo: um debate necesario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BOFF, Leonir Amantino  y  CONTE, Isaura Isabel. Colonização e educação no/do campo: conflitos e possibilidades na Amazônia Mato-Grossense. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.367-383. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.367.

O texto apresenta uma breve retomada do processo de colonização na Amazônia Mato-grossense, enfatizando aspectos relacionados à floresta, aos povos indígenas nativos e às populações removidas, diante de uma perspectiva de desenvolvimento e de educação para o campo. Aborda-se, desse modo, a chamada modernização da agricultura, sob a lógica de mercado, aparecendo conflitos entre o agronegócio e a agricultura familiar e camponesa. Por fim, são lançados desafios em relação à sobrevivência e existência dos povos do campo e da floresta, implicando na agroecologia. Assim, compreende-se a necessidade de outro paradigma de desenvolvimento da sociedade e de conhecimento filosófico-científico-tecnológico.

Palabras clave : Colonização; Desenvolvimento; Educação; Amazônia Mato-Grossense; Política de Agroecologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )