SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue48Colonization and education in/of the field: conflicts and possibilities in amazon mato-grossenseRelationship between teaching functional condition and the perception of working conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ALBUQUERQUE, Simone Santos de  and  BOITO, Crisliane. A obrigatoriedade de matrícula na pré-escola no campo: um debate necessário. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.384-404. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.384.

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, realizada no assentamento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra - Integração Gaúcha/IRGA, localizado em Eldorado do Sul/RS. O estudo insere-se no campo das Políticas Públicas para Educação Infantil e busca conhecer as perspectivas das famílias do campo em relação à Lei 12.796/13, que regulamenta a obrigatoriedade de matrícula de crianças a partir de quatro anos na educação infantil. O foco da análise deu-se, principalmente, por meio de entrevistas com seis famílias, que apontaram o desejo de que as crianças participem da vida familiar no campo e de que a matrícula na educação infantil seja opção da família.

Keywords : Obrigatoriedade; Educação Infantil; Famílias Assentadas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )