SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Colonización y educación en lo/del campo: conflictos y posibilidades en la Amazonía en el Estado de Mato-GrossoRelación entre la condición funcional de la enseñanza y la percepción de las condiciones de trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ALBUQUERQUE, Simone Santos de  y  BOITO, Crisliane. A obrigatoriedade de matrícula na pré-escola no campo: um debate necessário. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.384-404. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.384.

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, realizada no assentamento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra - Integração Gaúcha/IRGA, localizado em Eldorado do Sul/RS. O estudo insere-se no campo das Políticas Públicas para Educação Infantil e busca conhecer as perspectivas das famílias do campo em relação à Lei 12.796/13, que regulamenta a obrigatoriedade de matrícula de crianças a partir de quatro anos na educação infantil. O foco da análise deu-se, principalmente, por meio de entrevistas com seis famílias, que apontaram o desejo de que as crianças participem da vida familiar no campo e de que a matrícula na educação infantil seja opção da família.

Palabras clave : Obrigatoriedade; Educação Infantil; Famílias Assentadas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )