SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Colonização e educação no/do campo: conflitos e possibilidades na Amazônia Mato-GrossenseRelação entre condição funcional docente e a percepção das condições de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ALBUQUERQUE, Simone Santos de  e  BOITO, Crisliane. A obrigatoriedade de matrícula na pré-escola no campo: um debate necessário. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.384-404. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.384.

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, realizada no assentamento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra - Integração Gaúcha/IRGA, localizado em Eldorado do Sul/RS. O estudo insere-se no campo das Políticas Públicas para Educação Infantil e busca conhecer as perspectivas das famílias do campo em relação à Lei 12.796/13, que regulamenta a obrigatoriedade de matrícula de crianças a partir de quatro anos na educação infantil. O foco da análise deu-se, principalmente, por meio de entrevistas com seis famílias, que apontaram o desejo de que as crianças participem da vida familiar no campo e de que a matrícula na educação infantil seja opção da família.

Palavras-chave : Obrigatoriedade; Educação Infantil; Famílias Assentadas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )