SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue48The kindergarten enrollment in the field as mandatory: a necessary debateThe recognition has occurred regarding students of licensure in education who have entered UFG/ Regional Goiânia via the quota system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SANTOS, Edson Segamarchi dos  and  FERNANDES, Anoel. Relação entre condição funcional docente e a percepção das condições de trabalho. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.405-426. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.405.

Buscou-se verificar se a condição funcional de um grupo de professoras atuantes no ciclo I do ensino fundamental da rede pública estadual paulista interfere na percepção que possuem das condições de trabalho. Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário a 37 professoras, das quais três são estáveis, oito efetivas e 26 Ocupantes de Função Atividade (OFA), isto é, sem estabilidade no emprego. A análise dos dados foi pautada no conceito marxista de alienação e seus desdobramentos teóricos, desenvolvidos pelos autores da teoria crítica da sociedade, especialmente Adorno e Marcuse. Os dados demonstraram que as professoras OFA tendem a apresentar maior conformidade com o disposto.

Keywords : Trabalho Docente; Condição Funcional; Teoria Crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )