SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48La obligatoriedad de La matricula em La pré-escuela del campo: um debate necesarioEl reconocimiento de losestudiantes de las licenciaturas de la UFG/Regional que entran por el sistema de cupossociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SANTOS, Edson Segamarchi dos  y  FERNANDES, Anoel. Relação entre condição funcional docente e a percepção das condições de trabalho. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.405-426. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.405.

Buscou-se verificar se a condição funcional de um grupo de professoras atuantes no ciclo I do ensino fundamental da rede pública estadual paulista interfere na percepção que possuem das condições de trabalho. Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário a 37 professoras, das quais três são estáveis, oito efetivas e 26 Ocupantes de Função Atividade (OFA), isto é, sem estabilidade no emprego. A análise dos dados foi pautada no conceito marxista de alienação e seus desdobramentos teóricos, desenvolvidos pelos autores da teoria crítica da sociedade, especialmente Adorno e Marcuse. Os dados demonstraram que as professoras OFA tendem a apresentar maior conformidade com o disposto.

Palabras clave : Trabalho Docente; Condição Funcional; Teoria Crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )