SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48A obrigatoriedade de matrícula na pré-escola no campo: um debate necessárioO reconhecimento dos estudantes das licenciaturas da UFG/Regional que entram pelo sistema de cotas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SANTOS, Edson Segamarchi dos  e  FERNANDES, Anoel. Relação entre condição funcional docente e a percepção das condições de trabalho. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.405-426. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.405.

Buscou-se verificar se a condição funcional de um grupo de professoras atuantes no ciclo I do ensino fundamental da rede pública estadual paulista interfere na percepção que possuem das condições de trabalho. Como procedimento de pesquisa, aplicou-se um questionário a 37 professoras, das quais três são estáveis, oito efetivas e 26 Ocupantes de Função Atividade (OFA), isto é, sem estabilidade no emprego. A análise dos dados foi pautada no conceito marxista de alienação e seus desdobramentos teóricos, desenvolvidos pelos autores da teoria crítica da sociedade, especialmente Adorno e Marcuse. Os dados demonstraram que as professoras OFA tendem a apresentar maior conformidade com o disposto.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Condição Funcional; Teoria Crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )