SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue48Relationship between teaching functional condition and the perception of working conditionsThe Evaluation Policies of Basic Education and the Teaching work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BARRETO, Kelly Coelho  and  DEVECHI, Catia Piccolo Viero. O reconhecimento dos estudantes das licenciaturas da UFG/Regional que entram pelo sistema de cotas. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.427-441. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.427.

O artigo busca apresentar como tem se dado o reconhecimento dos alunos de licenciatura da UFG que entraram por meio do sistema de cotas. Essa instituição vem, desde 2009, por meio do programa UFG/Inclui, trabalhando com o sistema de cotas. A partir dos dados produzidos, procuramos discutir, com base na teoria do reconhecimento de Axel Honneth (2003), como os estudantes do sistema de cotas se percebem dentro da universidade no que se refere ao seu reconhecimento do outro. Os resultados indicam que a UFG vem democratizando o acesso, promovendo ações de reconhecimento na esfera do direito, porém de forma insuficiente. Verificamos também que o alto índice de evasão pode ser influência da falta de reconhecimento na esfera da estima social.

Keywords : Ações Afirmativas; Cotas; Licenciaturas; Reconhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )