SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Relação entre condição funcional docente e a percepção das condições de trabalhoAs Políticas de Avaliação da Educação Básica e o Trabalho Docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BARRETO, Kelly Coelho  e  DEVECHI, Catia Piccolo Viero. O reconhecimento dos estudantes das licenciaturas da UFG/Regional que entram pelo sistema de cotas. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.427-441. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.427.

O artigo busca apresentar como tem se dado o reconhecimento dos alunos de licenciatura da UFG que entraram por meio do sistema de cotas. Essa instituição vem, desde 2009, por meio do programa UFG/Inclui, trabalhando com o sistema de cotas. A partir dos dados produzidos, procuramos discutir, com base na teoria do reconhecimento de Axel Honneth (2003), como os estudantes do sistema de cotas se percebem dentro da universidade no que se refere ao seu reconhecimento do outro. Os resultados indicam que a UFG vem democratizando o acesso, promovendo ações de reconhecimento na esfera do direito, porém de forma insuficiente. Verificamos também que o alto índice de evasão pode ser influência da falta de reconhecimento na esfera da estima social.

Palavras-chave : Ações Afirmativas; Cotas; Licenciaturas; Reconhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )