SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48El reconocimiento de losestudiantes de las licenciaturas de la UFG/Regional que entran por el sistema de cupossocialesEvaluación en gran escala y calidad: desde los encuadres reguladoras a las formas alternativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MAUES, Olgaíses Cabral. As Políticas de Avaliação da Educação Básica e o Trabalho Docente. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.442-461. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.442.

O trabalho tem como objetivo analisar as políticas de avaliação da educação básica estabelecidas a partir dos anos 1990, com aprofundamento nos anos 2000, bem como as repercussões no trabalho docente e na prática pedagógica, o que pode levar a uma uniformização das ações e realizar um estreitamento curricular. Procura-se demonstrar a influência que vem sendo exercida sobre os professores, que são impingidos a alcançar as metas estipuladas externamente, discutindo-se o sentido de responsabilização que esses profissionais vêm sofrendo.

Palabras clave : Políticas de Avaliação; Responsabilização; Trabalho Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )