SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Las Políticas de Evaluación en la Educación Básica y el Trabajo de EnseñanzaTecnologías de la información y la comunicación en la enseñanza de la psicología para los educadores: reflexiones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

AMARO, Ivan. Avaliação em larga escala e qualidade: dos enquadres regulatórios aos caminhos alternativos. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.462-479. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.462.

As avaliações em larga escala consolidam-se como “coluna vertebral” da busca pela qualidade da educação básica, utilizando-se de testes aplicados nacionalmente, priorizando o desempenho cognitivo dos estudantes. O objetivo deste artigo é discutir as implicações que estas avaliações têm provocado no cotidiano escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, apresentamos aqui alguns captados em uma escola de Duque de Caxias e outra de Nova Iguaçu, redes municipais de educação localizadas na Baixada Fluminense-RJ. Os achados indicam um contexto de ambiguidades nas escolas: redução curricular, práticas neotecnicistas, responsabilização de professores, foco em resultados.

Palabras clave : Avaliação em Larga Escala; Qualidade; Regulação; Performatividade; Responsabilização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )