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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

AMARO, Ivan. Avaliação em larga escala e qualidade: dos enquadres regulatórios aos caminhos alternativos. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.462-479. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.462.

As avaliações em larga escala consolidam-se como “coluna vertebral” da busca pela qualidade da educação básica, utilizando-se de testes aplicados nacionalmente, priorizando o desempenho cognitivo dos estudantes. O objetivo deste artigo é discutir as implicações que estas avaliações têm provocado no cotidiano escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, apresentamos aqui alguns captados em uma escola de Duque de Caxias e outra de Nova Iguaçu, redes municipais de educação localizadas na Baixada Fluminense-RJ. Os achados indicam um contexto de ambiguidades nas escolas: redução curricular, práticas neotecnicistas, responsabilização de professores, foco em resultados.

Palavras-chave : Avaliação em Larga Escala; Qualidade; Regulação; Performatividade; Responsabilização.

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