SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Evaluación en gran escala y calidad: desde los encuadres reguladoras a las formas alternativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VIEIRA, Rita de Cássia  y  DAMASCENA, Daniela Marx. Tecnologias de informação e comunicação no ensino de psicologia para educadores: reflexões. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.480-497. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.480.

Este texto apresenta ponderações sobre o ensino de psicologia para educadores e baseou-se num projeto de ensino e pesquisa desenvolvido no âmbito da disciplina Psicologia da Educação, ministrada no Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais. O objetivo central da proposta foi o de conjugar o uso de diferentes tecnologias digitais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo programático da disciplina. Priorizou-se no processo o binômio teoria-prática e o AVA Moodle foi de fundamental importância para a concretização dos objetivos propostos. Os dados foram colhidos a partir de entrevistas individuais semiestruturadas e analisados com o suporte da perspectiva fenomenológico-compreensiva de pesquisa. Dentre os resultados alcançados, destaca-se o fato de que a inclusão digital ainda se encontra longe de se tornar realidade para determinadas regiões e segmentos da população brasileira, constatação que tem implicações na inclusão escolar e social dos sujeitos estudados.

Palabras clave : Ensino de Psicologia; Formação de Professores; Novas Tecnologias; Inclusão Digital e Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )