SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49Conflicto y cooperación: reformas de la formación professional en el Reino Unido, Irlanda y Australia durante las crisis económicasAspectos epistemológicos y pedagógicos de la educación profesional y tecnológica: implicaciones para la práctica docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FASOLO, Camila Porto  y  CASTIONI, Remi. Educação Profissional no PNE 2014-2024: contexto de aprovação e monitoramento da meta 11. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.49, pp.577-597. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2016/lcv22n49.577.

O Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024 prevê, como Meta 11, triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio e que, pelo menos, 50% da expansão da oferta seja no segmento público. No entanto, além de a proposta original do plano prever a duplicação das matrículas no período, o ano de 2013, estabelecido como Linha de Base do PNE, apresentou expressivo aumento de matrículas decorrentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, o que levou a um aumento de 76% entre a meta proposta e a aprovação, de fato, da meta. O presente trabalho analisa o contexto de definição da meta 11 pelo Congresso Nacional, e o posicionamento apresentado pelo MEC frente à alteração realizada pelo Parlamento.

Palabras clave : Educação Profissional e Tecnológica; Plano Nacional de Educação; Monitoramento; PNE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )