SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue49Professional Education in PNE 2014-2024: context of approval and monitoring of goal 11 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA, Caetana Juracy Rezende  and  CARVALHO, Olgamir Francisco de. Aspectos epistemológicos e pedagógicos da educação profissional e tecnológica: implicações para a prática docente. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.49, pp.598-618. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2016/lcv22n49.598.

A inédita expansão na educação profissional e tecnológica ocorrida nas últimas décadas não foi acompanhada de ações suficientes voltadas à formação docente. Milhares de profissionais têm exercido o magistério nesse campo sem qualquer debate anterior sobre suas características e implicações para a prática docente. Há consenso quanto à falta de formação docente específica, particularmente para aqueles que atuam nas chamadas disciplinas técnicas ou profissionais. O presente artigo se detém sobre dois desafios fundamentais: a discussão sobre a epistemologia e a pedagogia subjacente às chamadas disciplinas técnicas ou profissionais e o necessário enfrentamento das mudanças do mundo do trabalho.

Keywords : Educação Profissional e Tecnológica; Epistemologia das disciplinas técnicas e Profissionais; Desafios da formação Docente..

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )