SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49Observatorio de egresados(as) de posgrado para promover impactos de resultados de investigacionesDilemas de la educación en la sociedad contemporánea: contribuciones del Análisis del Discurso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SANTOS, Aline Veiga dos; BRAGA, Isabela Cristina Marins  y  GUIMARAES-IOSIF, Ranilce Mascarenhas. A governança no contexto da pesquisa em educação no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.49, pp.642-666. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2016/lcv22n49.642.

O artigo analisa a emergência da “governança” na literatura internacional e nacional e seu uso nas pesquisas em educação no Brasil. Trata-se de um estudo analítico-descritivo das produções sobre a governança educacional cadastradas nas bases Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2004 a 2015. Apesar de ser um campo de estudos incipiente, as pesquisas sobre o tema revelam-se fundamentais para a compreensão das mudanças ocorridas no papel do Estado na gestão de suas políticas a partir da década de 1990. Essa abordagem permite uma análise não linear das redes que compõem o complexo campo das políticas de educação.

Palabras clave : Governança; Governança Educacional; Pesquisa em Educação; Política Educacional; Redes.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )