SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49A governança no contexto da pesquisa em educação no BrasilOrientações Pedagógicas: Contribuições para atuação de psicólogos escolares no Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

DAINEZ, Débora. Dilemas da educação na contemporaneidade: contribuições da análise do discurso. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.49, pp.667-684. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2016/lcv22n49.667.

Este texto, tratamos de perscrutar o potencial da análise do discurso francesa com relação a problemas sociais contundentes à educação no contexto da contemporaneidade. Para isso, elegemos para a análise o fato ocorrido em uma escola pública da cidade de Realengo - RJ, em 2011, envolvendo o caso de um ex-aluno. Apresentamos como corpus de análise um conjunto de textos do Jornal Folha de São Paulo, publicados no período de 8 a 23 de abril de 2011. Atentamo-nos para como os discursos do e sobre o ex-aluno e sobre a escola aparecem na mídia, mobilizando imagens sociais e produzindo determinados efeitos de sentidos.

Palavras-chave : Educação; Escola; Linguagem; Análise do Discurso.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )