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Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Liliene Alves Veloso da  y  MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Orientações Pedagógicas: Contribuições para atuação de psicólogos escolares no Distrito Federal. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.49, pp.685-707. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2016/lcv22n49.685.

A literatura aponta mudanças nas concepções e práticas dos psicólogos escolares na direção de uma perspectiva de atuação crítica. O Distrito Federal se destaca nacionalmente pelas políticas públicas voltadas para inserção do psicólogo escolar na Secretaria de Estado de Educação (SEDF). O presente artigo tem como objetivo verificar os avanços apresentados historicamente nas Orientações Pedagógicas (OP), documentos oficiais das SEDF que estabelecem as diretrizes para a atuação da Psicologia Escolar. Foram examinadas as publicações referentes aos anos de 1992, 1994, 2006 e 2010. Os resultados evidenciaram a contribuição dessas normatizações para a ressignificação de concepções e mudanças nas práticas do psicólogo escolar.

Palabras clave : Psicologia Escolar; Orientação Pedagógica; Psicólogo Escolar.

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