SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49Directrices pedagógicas: Contribuciones para actuar psicólogos escolares en el Distrito FederalEl arte en la formación del individuo: superar los prejuicios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CENCI, Angelo Vitório. A tese da primazia do reconhecimento sobre o conhecimento em Axel Honneth: contribuições para os processos educativos. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.49, pp.708-726. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2016/lcv22n49.708.

O artigo explora a tese honnethiana baseada no conceito de reconhecimento prévio da primazia do reconhecimento sobre o conhecimento. O objetivo é mostrar que tal tese, explicitada mediante os conceitos de reconhecimento prévio, gestos expressivos e atitude de implicação existencial, permite extrair importantes implicações educativas. Isso é indicado tanto no que tange à hipótese de uma continuidade entre os gestos expressivos de socialização infantil e as modalidades de aparição e de manifestação no espaço público mais amplo em que o sujeito agirá, quanto no que concerne às dimensões afetiva e cooperativa que estariam na base do reconhecimento humano e dos processos educativos.

Palabras clave : Reconhecimento Prévio; Conhecimento; Gestos Expressivos; Implicação Existencial; Processos Educativos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )