SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49La tesis de la primacía del reconocimiento sobre el conocimiento: contribuciones a los procesos educativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BARBOSA, Maria Flávia Silveira. A arte na formação do indivíduo: superando preconceitos. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.49, pp.727-742. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2016/lcv22n49.727.

Parte-se da análise das concepções de alunos de diferentes licenciaturas e de profissionais da educação e da educação musical sobre a importância da arte na formação dos indivíduos e o papel da escola nesse processo. Fundamenta-se, então, na perspectiva histórico-cultural da psicologia, sobretudo nos estudos de Lev Semionovich Vigotski e, também, no pensamento do filósofo húngaro Georg Lukács para buscar os recursos teóricos e metodológicos necessários à superação de ideias limitadoras - como as de dom e talento inato - que, ainda nos dias de hoje, postulam a arte como privilégio de poucos.

Palabras clave : Concepções de Arte; Ensino de Arte; Vigotski; Lukács.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )