SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue50Do we need a Common National Curriculum Base? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos  and  CORREIO, Thiago Chaves Sabino. A ambivalência da técnica e da tecnologia na profissionalização do ensino médio. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.9-27. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.009.

A proposta do artigo consiste em situar o papel da técnica e da tecnologia dentro da chamada “era tecnológica”, discutindo as facetas atribuídas a essas categorias. A apropriação desses conceitos permite uma abordagem mais consistente da profissionalização do ensino médio, que ocorre de forma cada vez mais precoce. Encerramos esta comunicação com a discussão sobre a dualidade educativa que a profissionalização do ensino médio encobre e que tem se consolidado nas esferas profissional e propedêutica, pública e privada.

Keywords : Técnica; Tecnologia; Educação Profissional; Ensino Médio.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )