SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número50Precisamos de uma Base Nacional Comum Curricular? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos  e  CORREIO, Thiago Chaves Sabino. A ambivalência da técnica e da tecnologia na profissionalização do ensino médio. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.9-27. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.009.

A proposta do artigo consiste em situar o papel da técnica e da tecnologia dentro da chamada “era tecnológica”, discutindo as facetas atribuídas a essas categorias. A apropriação desses conceitos permite uma abordagem mais consistente da profissionalização do ensino médio, que ocorre de forma cada vez mais precoce. Encerramos esta comunicação com a discussão sobre a dualidade educativa que a profissionalização do ensino médio encobre e que tem se consolidado nas esferas profissional e propedêutica, pública e privada.

Palavras-chave : Técnica; Tecnologia; Educação Profissional; Ensino Médio.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )