SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue50The ambivalence of technique and technology within the high school professionalisation speechContributions to examine the policies of affirmative action in UFRGS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

RIBEIRO, William de Goes  and  CRAVEIRO, Clarissa Bastos. Precisamos de uma Base Nacional Comum Curricular?. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.51-69. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.051.

Tensões sobre currículo são constantemente reiteradas, não havendo um deslocamento do passado que ressurge anacronicamente nas políticas. Os sentidos são gerados através da circularidade dos contextos e da busca pela hegemonia. A condição de abertura da significação é o que constitui o social e nos permite pensar na hibridização de políticas curriculares recentes, as quais têm mobilizado um status de autoridade inexorável com relação à padronização. Nesse contexto, trouxemos à baila sentidos que têm se tornados hegemônicos no cenário político, como a exigência de competências e habilidades a priori para a formação de professores e de alunos.

Keywords : Base Nacional Curricular Comum; Currículo; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )