SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número50Necesitamos de una Base Nacional Común Curricular?El diario Estrella del Sur como una estrategia de intervención en el debate educativo en la primeira mitad de 1930 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GRISA, Gregório Durlo  y  ZITKOSKI, Jaime José. Aportes para análise das políticas de ações afirmativas na UFRGS. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.70-87. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.070.

O artigo desenvolve a categoria Cultura do Reconhecimento como aporte teórico para analisar as transformações produzidas pelas ações afirmativas nas universidades brasileiras. Realizaram-se revisão bibliográfica e observações participantes na UFRGS. O trabalho se apoia na noção de habitus de Pierre Bourdieu, na teoria do reconhecimento de Axel Honneth e na produção de Nancy Fraser acerca da paridade participativa. As ações afirmativas podem promover uma cultura do reconhecimento nas instituições? Conclui-se que foram dados os primeiros passos para a materialização da cultura do reconhecimento e, por outro lado, propõe-se um conjunto de ações para desenvolvê-la de forma mais plena.

Palabras clave : Ações Afirmativas; Cultura do Reconhecimento; Democratização; Paridade Participativa.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )