SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número50Precisamos de uma Base Nacional Comum Curricular?O jornal Estrella do Sul como uma estratégia de intervenção no debate educacional na primeira metade de 1930 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

GRISA, Gregório Durlo  e  ZITKOSKI, Jaime José. Aportes para análise das políticas de ações afirmativas na UFRGS. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.70-87. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.070.

O artigo desenvolve a categoria Cultura do Reconhecimento como aporte teórico para analisar as transformações produzidas pelas ações afirmativas nas universidades brasileiras. Realizaram-se revisão bibliográfica e observações participantes na UFRGS. O trabalho se apoia na noção de habitus de Pierre Bourdieu, na teoria do reconhecimento de Axel Honneth e na produção de Nancy Fraser acerca da paridade participativa. As ações afirmativas podem promover uma cultura do reconhecimento nas instituições? Conclui-se que foram dados os primeiros passos para a materialização da cultura do reconhecimento e, por outro lado, propõe-se um conjunto de ações para desenvolvê-la de forma mais plena.

Palavras-chave : Ações Afirmativas; Cultura do Reconhecimento; Democratização; Paridade Participativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )