SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número50Aportes para análise das políticas de ações afirmativas na UFRGSEspelho de príncipe: reflexões a partir do Manual de Dhuoda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LEON, Adriana Duarte. O jornal Estrella do Sul como uma estratégia de intervenção no debate educacional na primeira metade de 1930. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.88-110. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.088.

Este trabalho visa analisar como o jornal católico Estrella do Sul participou do debate educacional na primeira metade de 1930, no Rio Grande do Sul; o impresso era uma publicação semanal, vinculada ao centro da Boa Imprensa; circulava de forma ampla no centro do estado, era composto por quatro páginas, poucas imagens, textos curtos e anúncios. Analisamos o conteúdo do impresso como indicador das ações estabelecidas junto ao espaço educacional e percebemos que o impresso se efetivou como uma estratégia de ação estabelecida pela Igreja Católica com o objetivo de ampliar sua intervenção social, atuando de forma prioritária na defesa do ensino religioso facultativo nas escolas públicas.

Palavras-chave : Impressos Católicos; Estratégias; Debate Educacional; Ensino Religioso.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )