SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue50Journal Estrella do Sul as an intervention strategy in the educational debate in the first part of the decade of 1930Participation and conflict in management of school transformed in Learning Communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

OLIVEIRA, Terezinha  and  VIANA, Ana Paula dos Santos. Espelho de príncipe: reflexões a partir do Manual de Dhuoda. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.111-130. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.111.

Apresentamos um estudo acerca do Manual de Dhuoda (século IX), visto por estudiosos da obra como Espelho de príncipe, um gênero literário, cuja finalidade era apresentar uma proposta de formação moral, política e religiosa para os jovens desse período. Com essa perspectiva, este estudo situa-se no campo da História da Educação Medieval, tendo como objetivo refletir acerca deste gênero literário como elemento pertinente à formação do nobre cristão. A partir desta perspectiva, tecemos reflexões ao sentido de autoridade e liderança; situaremos o contexto histórico e as formulações contidas no Manual de Dhuoda, explicitando em que medida sua proposta segue as premissas deste gênero literário.

Keywords : História da Educação Medieval; Dhuoda; Espelho de Príncipe; Autoridade; Líder.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )