SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número50El diario Estrella del Sur como una estrategia de intervención en el debate educativo en la primeira mitad de 1930Participación y conflictos en la gestión de escuela convertida en Comunidades de Aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

OLIVEIRA, Terezinha  y  VIANA, Ana Paula dos Santos. Espelho de príncipe: reflexões a partir do Manual de Dhuoda. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.111-130. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.111.

Apresentamos um estudo acerca do Manual de Dhuoda (século IX), visto por estudiosos da obra como Espelho de príncipe, um gênero literário, cuja finalidade era apresentar uma proposta de formação moral, política e religiosa para os jovens desse período. Com essa perspectiva, este estudo situa-se no campo da História da Educação Medieval, tendo como objetivo refletir acerca deste gênero literário como elemento pertinente à formação do nobre cristão. A partir desta perspectiva, tecemos reflexões ao sentido de autoridade e liderança; situaremos o contexto histórico e as formulações contidas no Manual de Dhuoda, explicitando em que medida sua proposta segue as premissas deste gênero literário.

Palabras clave : História da Educação Medieval; Dhuoda; Espelho de Príncipe; Autoridade; Líder.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )