SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número50O jornal Estrella do Sul como uma estratégia de intervenção no debate educacional na primeira metade de 1930Participação e conflitos na gestão de escola transformada em Comunidades de Aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha  e  VIANA, Ana Paula dos Santos. Espelho de príncipe: reflexões a partir do Manual de Dhuoda. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.111-130. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.111.

Apresentamos um estudo acerca do Manual de Dhuoda (século IX), visto por estudiosos da obra como Espelho de príncipe, um gênero literário, cuja finalidade era apresentar uma proposta de formação moral, política e religiosa para os jovens desse período. Com essa perspectiva, este estudo situa-se no campo da História da Educação Medieval, tendo como objetivo refletir acerca deste gênero literário como elemento pertinente à formação do nobre cristão. A partir desta perspectiva, tecemos reflexões ao sentido de autoridade e liderança; situaremos o contexto histórico e as formulações contidas no Manual de Dhuoda, explicitando em que medida sua proposta segue as premissas deste gênero literário.

Palavras-chave : História da Educação Medieval; Dhuoda; Espelho de Príncipe; Autoridade; Líder.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )