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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
PINHEIRO, Edneia Virgínia e CONTI, Celso Luiz Aparecido. Participação e conflitos na gestão de escola transformada em Comunidades de Aprendizagem. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.131-150. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2017/lcv23n50.131.
Este texto apresenta os resultados de pesquisa realizada em uma escola pública, com o objetivo de compreender as mudanças no seu processo de gestão, no que se refere à participação e aos conflitos, em função da sua transformação em Comunidades de Aprendizagem. Tem-se como referencial básico a teoria da ação comunicativa e a metodologia comunicativa crítica. A investigação indicou mudanças na unidade escolar, desde a implementação da proposta de Comunidades de Aprendizagem, sendo as mais significativas a incorporação do diálogo igualitário nos colegiados da instituição e a compreensão do conflito como ponto de partida para a busca do entendimento, que se estabelece na ação comunicativa.
Palavras-chave : Comunidades de Aprendizagem; Gestão Democrática da Escola; Gestão Escolar e Participação; Conflito na Gestão Escolar.