SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue50Ways and waywardness of the return to school: Integrated Action Adults ProgramPolítica de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BESSA, Sonia. Operação de divisão: possibilidades de intervenção com jogos. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.172-196. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.172.

A pesquisa teve como objetivos investigar o nível de compreensão da operação de divisão pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental; realizar intervenção com jogos de regras e desafios específicos para o desenvolvimento da operação de divisão. Fizemos uma intervenção pedagógica com 13 alunos que utilizou o método clínico e foi eficaz na construção da operação de divisão aritmética pelos estudantes que não a possuíam, pois os estudantes apresentaram expressivos progressos nas noções aritméticas. A utilização de jogos e desafios mostrou que podem atender necessidades cognitivas e afetivas dos estudantes.

Keywords : Intervenção Pedagógica; Divisão; Jogos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )