SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número50Caminhos e descaminhos do retorno à escola: o Programa Ação Integrada AdultosPolítica de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BESSA, Sonia. Operação de divisão: possibilidades de intervenção com jogos. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.172-196. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n50.172.

A pesquisa teve como objetivos investigar o nível de compreensão da operação de divisão pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental; realizar intervenção com jogos de regras e desafios específicos para o desenvolvimento da operação de divisão. Fizemos uma intervenção pedagógica com 13 alunos que utilizou o método clínico e foi eficaz na construção da operação de divisão aritmética pelos estudantes que não a possuíam, pois os estudantes apresentaram expressivos progressos nas noções aritméticas. A utilização de jogos e desafios mostrou que podem atender necessidades cognitivas e afetivas dos estudantes.

Palavras-chave : Intervenção Pedagógica; Divisão; Jogos.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )