SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Cátia Cândido da  e  BORGES, Fabrícia Teixeira. Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.245-267. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.245.

Este artigo pretende exemplificar a utilização do Método da Análise Temática Dialógica a partir de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a produção de significados das concepções de gênero em professores, por meio de suas narrativas de história de vida. A partir dos dados produzidos foram identificados os temas e subtemas recorrentes nas narrativas e construídos os mapas de significados, os quais evidenciaram que: (a) as concepções de gênero do/as professor/as participantes da pesquisa são variadas e correlacionam-se com as concepções difundidas socialmente, e (b) os elementos constitutivos religião, família, formação e profissão apareceram amalgamados nas dinâmicas de significação nas concepções de gênero dos entrevistados.

Palavras-chave : Método; Análise Temática Dialógica; Pesquisa Qualitativa, Dialogismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )