SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue51Dialogical Thematic Analysis as analysis method in qualitative researchMethodologies in investigations about the production of narrative texts with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

CAIXETA, Juliana Eugênia; SILVA, Delano Moody Simões da; LIMA, Lídia Moreira de  and  ALVES, Euler Brennequer Santos. Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.268-289. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.268.

Neste artigo, temos o objetivo de analisar o uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos em pesquisas sobre a identidade docente em dois contextos: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, usamos a análise temática dialógica para analisar uma dissertação de mestrado, dois artigos e um relatório de pesquisa. O uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos tem favorecido a construção de contextos investigativos que provocam o falar de si por meio da interação do/a entrevistado/a com um objeto que se remete à sua história. No caso das pesquisas sobre a identidade docente, o uso de instrumentos tem favorecido o posicionamento da pessoa como professor/a.

Keywords : Entrevista Narrativa Mediada; Instrumentos; Identidade Docente.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )