SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51Análisis Temático Dialógico Como método de análisis en investigaciones cualitativasMetodologías en investigaciones sobre producción de textos narrativos con niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CAIXETA, Juliana Eugênia; SILVA, Delano Moody Simões da; LIMA, Lídia Moreira de  y  ALVES, Euler Brennequer Santos. Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.268-289. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.268.

Neste artigo, temos o objetivo de analisar o uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos em pesquisas sobre a identidade docente em dois contextos: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, usamos a análise temática dialógica para analisar uma dissertação de mestrado, dois artigos e um relatório de pesquisa. O uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos tem favorecido a construção de contextos investigativos que provocam o falar de si por meio da interação do/a entrevistado/a com um objeto que se remete à sua história. No caso das pesquisas sobre a identidade docente, o uso de instrumentos tem favorecido o posicionamento da pessoa como professor/a.

Palabras clave : Entrevista Narrativa Mediada; Instrumentos; Identidade Docente.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )