SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativasMetodologias em pesquisas sobre produção de textos narrativos com crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CAIXETA, Juliana Eugênia; SILVA, Delano Moody Simões da; LIMA, Lídia Moreira de  e  ALVES, Euler Brennequer Santos. Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.268-289. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.268.

Neste artigo, temos o objetivo de analisar o uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos em pesquisas sobre a identidade docente em dois contextos: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, usamos a análise temática dialógica para analisar uma dissertação de mestrado, dois artigos e um relatório de pesquisa. O uso da entrevista narrativa mediada por instrumentos tem favorecido a construção de contextos investigativos que provocam o falar de si por meio da interação do/a entrevistado/a com um objeto que se remete à sua história. No caso das pesquisas sobre a identidade docente, o uso de instrumentos tem favorecido o posicionamento da pessoa como professor/a.

Palavras-chave : Entrevista Narrativa Mediada; Instrumentos; Identidade Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )