SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51Cartas Ao Mar... de experiências que nos habitam: narrativas de formação docentePosicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SANTOS, Júlio César dos  e  RAMOS, Patrícia C. Campos. Metodologia qualitativa de pesquisa sobre a produção de sentidos intergeracional em comunidades rurais e quilombolas: entrevistas narrativas e argumentações. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.329-350. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.329.

A articulação de diferentes métodos possibilita narrativas que perfazem as interpretações de si nas transições. A construção de explicações de si, nas narrativas, possibilita a identificação de mudanças de posicionamentos dos antepassados às gerações seguintes. Utilizamos como instrumentos as entrevistas: (a) de história de vida; (b) episódica; (c) semiestruturada, mediada por fotografias/objetos. Realizamos as análises temática, pragmática do discurso e a produção de sentidos. Observamos processos de negociação de conflitos de si com os outros, como também de si consigo mesmo. Concluímos que diferentes métodos colaboram para a identificação da produção de sentidos intergeracional.

Palavras-chave : Produção de Sentidos; Ancestralidade; Posicionamentos.

        · texto em Português     · Português ( pdf )