SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue51Las narrativas autobiográficas en la construcción de la experiencia y el sí mismoLiteracy in portuguese writing: the case of deaf students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

CAVATON, Maria Fernanda Farah. A fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escrita. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.449-472. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.449.

Neste estudo objetivamos pesquisar a fala egocêntrica utilizada por quatro crianças de seis anos ao soletrar em atividades de escrita livre. A função autoorganizadora dessa fala está embasada na teoria vigotiskiana que discute a relação pensamento e fala. Numa abordagem quali-quanti de pesquisa, analisamos três sessões individuais com cada criança gravadas em vídeo, anotando a frequência de uso dessa fala e analisando cada processo de escrita. Os resultados mostraram a construção da escrita como um processo mediado pela relação escrita e fala egocêntrica. A fala egocêntrica de repetir sons de letras favorece a consciência fonêmica e a busca na memória da palavra a ser escrita. Portanto, as falas desempenham funções importantes em atividades escolares.

Keywords : Desenvolvimento Infantil; Fala Egocêntrica; Pensamento; Leitura; Escrita.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )