SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51Las narrativas autobiográficas en la construcción de la experiencia y el sí mismoAlfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CAVATON, Maria Fernanda Farah. A fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escrita. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.449-472. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.449.

Neste estudo objetivamos pesquisar a fala egocêntrica utilizada por quatro crianças de seis anos ao soletrar em atividades de escrita livre. A função autoorganizadora dessa fala está embasada na teoria vigotiskiana que discute a relação pensamento e fala. Numa abordagem quali-quanti de pesquisa, analisamos três sessões individuais com cada criança gravadas em vídeo, anotando a frequência de uso dessa fala e analisando cada processo de escrita. Os resultados mostraram a construção da escrita como um processo mediado pela relação escrita e fala egocêntrica. A fala egocêntrica de repetir sons de letras favorece a consciência fonêmica e a busca na memória da palavra a ser escrita. Portanto, as falas desempenham funções importantes em atividades escolares.

Palavras-chave : Desenvolvimento Infantil; Fala Egocêntrica; Pensamento; Leitura; Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )