SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51Habla egocéntrica utilizada por niño en atividades de escritura en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Ana Paula Bagnara e  y  BEZERRA, Giovani Ferreira. Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.473-493. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.473.

Este trabalho trata de aspectos do processo de alfabetização em língua portuguesa, na modalidade escrita, de uma aluna surda. Realizaram-se estudos bibliográficos e de campo, mediante abordagem qualitativa. A pesquisa desenvolvida foi do tipo estudo de caso, coletando-se dados por meio de entrevistas semiestruturadas e sessões de observação não participante. Constata-se que o processo de alfabetização em língua portuguesa escrita da aluna vem sofrendo prejuízos causados pelas inadequações no atendimento educacional oferecido, colocando em xeque a suposta inclusão escolar.

Palabras clave : Inclusão Escolar; Aluno Surdo; Alfabetização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )