SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51A fala egocêntrica utilizada pela criança em atividade escolar de escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Ana Paula Bagnara e  e  BEZERRA, Giovani Ferreira. Alfabetização em língua portuguesa escrita: o caso de estudantes surdos. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.473-493. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.473.

Este trabalho trata de aspectos do processo de alfabetização em língua portuguesa, na modalidade escrita, de uma aluna surda. Realizaram-se estudos bibliográficos e de campo, mediante abordagem qualitativa. A pesquisa desenvolvida foi do tipo estudo de caso, coletando-se dados por meio de entrevistas semiestruturadas e sessões de observação não participante. Constata-se que o processo de alfabetização em língua portuguesa escrita da aluna vem sofrendo prejuízos causados pelas inadequações no atendimento educacional oferecido, colocando em xeque a suposta inclusão escolar.

Palavras-chave : Inclusão Escolar; Aluno Surdo; Alfabetização.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )