SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52Impact of a teacher education program in philosophy with children and young people on teachers' pedagogical practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FERRACO, Carlos Eduardo. Práticas-políticas curriculares cotidianas como possibilidades de resistência aos clichês e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.524-537. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.524.

O texto problematiza as relações entre currículo e cotidiano escolar assumindo como pressuposto básico a dimensão política das práticas a partir de resultados de pesquisas realizadas em escolas públicas do Espírito Santo. Utiliza como principais intercessores teóricos Certeau, Alves, Deleuze e Guattari, buscando estabelecer enredamentos entre as pesquisas com os cotidianos. Defende a potência das práticas-políticas curriculares tecidas em redes nos cotidianos das escolas como possibilidades de resistência frente aos clichês e aos mecanismos de controle, de apagamento das diferenças e de diminuição da vida produzidos pela atual proposta de uma base nacional comum curricular.

Keywords : Currículo; Cotidiano; Clichê; Práticas-Políticas; Resistência.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )