SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Impacto de la formación en filosofía con niños y jóvenes en las prácticas pedagógicas de los profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FERRACO, Carlos Eduardo. Práticas-políticas curriculares cotidianas como possibilidades de resistência aos clichês e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.524-537. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.524.

O texto problematiza as relações entre currículo e cotidiano escolar assumindo como pressuposto básico a dimensão política das práticas a partir de resultados de pesquisas realizadas em escolas públicas do Espírito Santo. Utiliza como principais intercessores teóricos Certeau, Alves, Deleuze e Guattari, buscando estabelecer enredamentos entre as pesquisas com os cotidianos. Defende a potência das práticas-políticas curriculares tecidas em redes nos cotidianos das escolas como possibilidades de resistência frente aos clichês e aos mecanismos de controle, de apagamento das diferenças e de diminuição da vida produzidos pela atual proposta de uma base nacional comum curricular.

Palabras clave : Currículo; Cotidiano; Clichê; Práticas-Políticas; Resistência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )