SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FERRACO, Carlos Eduardo. Práticas-políticas curriculares cotidianas como possibilidades de resistência aos clichês e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.524-537. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.524.

O texto problematiza as relações entre currículo e cotidiano escolar assumindo como pressuposto básico a dimensão política das práticas a partir de resultados de pesquisas realizadas em escolas públicas do Espírito Santo. Utiliza como principais intercessores teóricos Certeau, Alves, Deleuze e Guattari, buscando estabelecer enredamentos entre as pesquisas com os cotidianos. Defende a potência das práticas-políticas curriculares tecidas em redes nos cotidianos das escolas como possibilidades de resistência frente aos clichês e aos mecanismos de controle, de apagamento das diferenças e de diminuição da vida produzidos pela atual proposta de uma base nacional comum curricular.

Palavras-chave : Currículo; Cotidiano; Clichê; Práticas-Políticas; Resistência.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )