SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Prácticas-políticas curriculares cotidianas como posibilidad de resistencia a los clichés y a la Base Nacional Común Curricular (BNCC)Prácticas Curriculares en la formación profesional: una comprensión singular para las narrativas como forma de transgression índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MACHADO, Elsa Biscaia; AMADO, João  y  FREIRE, Isabel P.. Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.538-559. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.538.

O presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens.

Palabras clave : Filosofia com Crianças e Jovens; Práticas Pedagógicas; Formação de Professores em Filosofia com Crianças e Jovens.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )