SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Práticas-políticas curriculares cotidianas como possibilidades de resistência aos clichês e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Práticas Curriculares na formação profissional: uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MACHADO, Elsa Biscaia; AMADO, João  e  FREIRE, Isabel P.. Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.538-559. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.538.

O presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens.

Palavras-chave : Filosofia com Crianças e Jovens; Práticas Pedagógicas; Formação de Professores em Filosofia com Crianças e Jovens.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )