SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professoresO prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: a voz dos docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PETRUCCI-ROSA, Maria Inês. Práticas Curriculares na formação profissional: uma compreensão singular para as narrativas como forma de transgressão. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.560-577. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.560.

O presente artigo apresenta uma abordagem teórico metodológica apoiada nas narrativas como método. São focalizadas práticas curriculares compreendidas como forma de transgressão, à medida que retratam experiências daqueles que nas brechas de suas memórias ressignificam imagens de diferentes tempos e lugares. A narrativa encontra-se intimamente relacionada ao ato de rememorar, a possibilidade de ressignificação da própria experiência através das memórias cheias de significados, sentimentos e sonhos. O narrador benjaminiano traz consigo a característica do saber aconselhar, o que torna a experiência vivida significativa, sendo este aconselhamento entendido menos como uma forma de saber responder perguntas, mas em dar sugestões. As mônadas, noção derivada da obra de Benjamin, são fragmentos de histórias que juntas narram a conjuntura de tempos e lugares. São ouvido/as professore/as no sentido de adensar suas experiências na produção de currículos em espaços escolares. Como conclusão, o artigo apresenta a possibilidade de se compreender as narrativas como expressão de práticas curriculares transgressoras que reinventam o cotidiano escolar.

Palavras-chave : Práticas Curriculares; Narrativa; Transgressão..

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )