SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Prácticas Curriculares en la formación profesional: una comprensión singular para las narrativas como forma de transgression“Prácticasteorías” de docentes en formación en la crítica a clichés presentes en películas “sobre profesores” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SENA, Getúlio Neves  y  ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa. O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: a voz dos docentes. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.578-598. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.578.

O artigo apresenta um estudo sobre o currículo do Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar de Pernambuco, baseado na mudança proposta na Matriz Curricular Nacional para a formação dos profissionais de segurança pública. Neste contexto, a reforma de ensino desenvolvida nas instituições militares deixa de ter um foco militarista, com ênfase na defesa nacional e abraça princípios mais humanos visando aproximar a população das instituições de segurança pública. Os dados coletados evidenciam a necessidade de serem repensados o novo perfil, a identidade e as competências do Bombeiro Militar, a inserção social e a falta de contextualização dos conteúdos.

Palabras clave : Bombeiro Militar; Currículo; Formação de Oficiais; Currículo. Instituições Totais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )