SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52“Prácticasteorías” de docentes en formación en la crítica a clichés presentes en películas “sobre profesores”Escuela y diversidad sexual: narración sobre identidad de género índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

IDARRAGA, Mónica; MARIN, Diana K.; GUTIERREZ, Dayana Toro  y  GARCIA, Oscar Armando Jaramillo. Discursos que subyacen en la producciónconstitución de subjetividad de un grupo de estudiantes universitarios indígenas. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.618-641. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.618.

A pesquisa em menção tem como intuito compreender os discursos que subjazem na produção-constituição de subjetividade de um grupo de alunos indígenas da Universidade del Quindío. São levados em conta autores como Foucault, para o tema sobre discursos e práticas de si, Dussel para entender o processo de colonização, Castro para fazer referência ao tema de colonialismo e descolonialidade, Escobar sobre globalização. A categoria de subjetividade direcionada desde a perspetiva de Castro, assim como Maldonado para falar do colonialismo do ser. Foi usado um enfoque qualitativo com o método da hermenêutica pluritópica, a qual entende a diferença do múltiplo e faz um diálogo intercultural, usando técnicas como são as entrevistas em profundidade e oficinas de expressão gráfica. A análise da informação produz dados que dizem respeito às escolas da globalização sobre as subjetividades, o papel das agências socializadoras como a igreja e a escola para reproduzir o pensamento ocidental e a luta e a resistência pelo resgate do próprio e a identidade apesar dos processos do desenvolvimento e a modernidade.

Palabras clave : Discursos; Subjetividade; Colonialismo; Descolonialidade; Comunidades Indígenas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )