SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Discursos que subyacen en la producciónconstitución de subjetividad de un grupo de estudiantes universitarios indígenasGastronomía afro-religiosa: profesionalización de mujeres negras de axé índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, José Miranda; MOREIRA, Nubia Regina  y  CRUSOE, Nilma Margarida de Castro. Escola e diversidade sexual: narrativa sobre identidade de gênero. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.642-663. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.642.

Partindo do questionamento sobre como a escola tem trabalhado a diversidade sexual nas práticas pedagógicas, objetiva-se com esse trabalho discutir questões que circundam as temáticas de gênero e diversidade no ambiente de ensino, bem como a efetividade desses conteúdos na prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa situada na sociologia compreensiva com a finalidade de, a partir das narrativas de uma estudante transexual, entender os melindres que as temáticas ainda suscitam na ação pedagógica. Além disso, o presente estudo também visa compreender as vivências e convivências no ambiente escolar de estudantes que transgridem os “enquadramentos” da normatividade compulsória através do entendimento e da manipulação de dispositivos encontrados na Fenomenologia de Schutz.

Palabras clave : Diversidade Sexual; Educação; Fenomenologia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )